TÍTULO
DO PROJETO
Brincando com literatura.
PÚBLICO
ALVO
Crianças de 3 a 5 anos.
JUSTIFICATIVA
Este
projeto tem a finalidade de oferecer oportunidades para a criança falar,
participar de conversas, ver ou ler livros ou ouvir histórias. Estas são
atividades culturais desigualmente distribuídas na sociedade. No entanto muitas
famílias não têm condições de ler, contar histórias ou cantar para as crianças
antes de dormir ou em momentos de diversão. Assim, a creche ou sala de Educação
Infantil poderá dá as crianças oportunidades de vivenciar a linguagem através
de Literatura Infantil que não tem em casa ou em outros ambientes.
Diante disso, surgiu-me o interesse em desenvolver uma pesquisa e
analisar as práticas ocorridas na escola em relação ao ensino da leitura com o
intuito de detectar como ocorre a aprendizagem da mesma.
A Literatura Infantil é um caminho que leva
a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de significativa e prazerosa.
É importante resaltar que esse tipo de literatura e essencial para formação de
qualquer criança, pois é através dos livros e contos infantis que a criança aprende
a importância de ouvir, contar e recontar história.
Neste sentido a literatura infantil é uma
peça fundamental para este desenvolvimento que precisa ser vivida como momento
de alegria, fermento de imaginação, da criatividade ela desenvolve os sentimentos,
a emoção, a expressão e o movimento através de uma aprendizagem prazerosa.
OBJETIVO
GERAL
Levar a criança ao mundo da imaginação e ao
mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo da literatura infantil.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Estimular na criança o gosto pela
leitura;
·
Reconhecer algumas historia infantis;
·
Permitir a livre expressão;
·
Utilizar técnicas de dramatização e
fazer recontos;
·
Estimular a criatividade.
CONTEÚDO
1. Motricidade
fina e ampla.
2. Criatividade
e dramatização.
3. Expressão
corporal.
4. Artes
plásticas: Pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho
livre e dirigido.
5. Historinhas
(Chapeuzinho Vermelho, João e Maria e os três porquinhos).
CRONOGRAMA
DE AÇÃO
No
dia 05/11/2012
Intervenção
I - Apresentação do projeto- apresentação dos principais livros de literatura infantil:
Chapeuzinho vermelho, Branca de Neve, A Bela Adormecida, A Bela e Fera, O Gato
de Bota, João e Maria, Cinderela, Rapunzel e outros. Levar o aluno para o
Cantinho de leitura e pedir que escolha a historia do dia. Propor desenho e
pintura livre com o tema referente escânear e passar no data show para os
pequenos.
Recursos:
Folha A4, livros com ilustrações grandes, lápis de cera, tinta, pincel, data
show e notebook.
No
dia 06/11/2012
Intervenção
II - História: Chapeuzinho Vermelho em vídeo onde todas as crianças deverão
identificar o personagem do bem e do mal. Trabalhar com massinhas. Recursos:
DVD, TV e massinha.
No
dia 07/11/2012
Intervenção
III - História Os Três Porquinhos através de fantoches a professora vai
dramatizar toda história. Trabalhar teatro de sombra com a História: Os Três
Porquinhos. Confeccionar óculos 3D para brincar de sombra.
Recursos:
Sala escura, papel celofane, papelão e durex colorido, fantoches e lençóis.
No
dia 08/11/2012
Intervenção
IV - História Cinderela convidar uma aluna para representar a Cinderela. Assistir
ou pesquisar no computador que figuras que foram destacadas como: castelos,
bruxas, reis e rainhas.
Recurso:
Computador.
No
dia 09/11/2012
Intervenção V - Apresentação da Culminância-
Apresentar para as outras turmas no pátio vídeo: Cinderela com óculos 3D e
expor materiais produzidos durante o projeto no Blog (http://escolarotari.blogspot.com.br/) e promover banquete e
baile real.
Recursos:
Óculos 3D (confeccionado pelas crianças), data show e notebook.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá por meio da
observação e será realizada durante todo o projeto, com objetivo de verificar o
interesse e a evolução das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário